Dr. Alan Landecker - Cirurgia Plástica e Clínica de Estética

A Clínica
 

PEELING FACIAL

Atualmente, existem vários procedimentos estéticos de inquestionável eficácia no rejuvenescimento facial. A incorporação destas técnicas ao plano cirúrgico pode maximizar a qualidade e a durabilidade dos resultados obtidos pela cirurgia, oferecendo níveis de satisfação cada vez mais altos ao paciente e ao médico.


Ao longo da vida, a pele passa por diferentes fases. Aos 20 anos de idade, a produção de colágeno e elastina é intensa e a pele se apresenta firme, com viço e sem manchas. A partir dos 30 anos é possível notar os primeiros sinais de envelhecimento, a ação da gravidade e a diminuição de colágeno e elastina. A hidratação natural e renovação celular começam a diminuir. A partir dos 40 anos, as rugas e linhas de expressão já estão instaladas. Há perda de tonicidade, elasticidade, e hidratação natural, deixando a pele mais opaca. A partir dos 60 anos os sinais de envelhecimento estão bem aparentes, com rugas mais acentuadas, perda de elasticidade e afinamento da pele.


Atualmente, é possível ajudar a retardar, prevenir ou atenuar o processo de envelhecimento utilizando tratamentos estéticos. Exemplos são a microdermoabrasão (peeling de cristal), laser, hidratações, nutrições e limpeza de pele. Os programas são avançados e individualizados com fórmulas exclusivas, sendo importantes e indispensáveis para prevenção e manutenção de uma pele bonita e saudável.


Uma sessão de tratamento para rejuvenescimento requer avaliação, já que cada paciente apresenta um tipo de pele, uma queixa e uma necessidade. Os tratamentos são progressivos e realizados por etapas. Inicialmente realizam-se sessões de preparação com limpeza de pele, peeling de cristal e produtos adequados para melhorar a permeabilidade do tecido. Após a primeira etapa, técnicas de massagem e drenagens específicas são aplicadas para eliminar toxinas, melhorar o aporte de nutrientes e a oxigenação local. Na terceira etapa utilizam-se produtos cosméticos avançados e, se necessário, aplicação de Laser e/ou Fototerapia para favorecer a produção de colágeno e elastina. O objetivo final e oferecer ao paciente uma pele mais firme, lisa e sem manchas.


O peeling consiste basicamente da aplicação de uma determinada substância ou energia que promoverá a renovação da pele. Independentemente da técnica, o objetivo é substituir a pele de aparência envelhecida pela presença de rugas finas e manchas por uma pele "nova" de aparência rejuvenescida e textura mais lisa. Infelizmente, o peeling não possui efeito relaxador sobre a musculatura facial. Por isso, pacientes portadores de rugas de expressão causados pela contração dos músculos subjacentes, não devem ser tratados utilizando este método. Na cirurgia de face, a execução de um peeling ao redor dos olhos e da boca pode melhorar o resultado final significativamente. Estes tratamentos podem ser realizados antes, durante ou após a cirurgia e necessitam de cuidados específicos durante o pós-operatório, especialmente em relação à aplicação de cremes e à proteção do sol.

Peeling de Cristal

A microdermoabrasão é um procedimento de esfoliação mecânica progressiva e controlada. Nesse procedimento, um circuito de vácuo fechado promove uma pulverização de micro cristais de óxido de alumínio sobre a epiderme. Esse processo também elimina as camadas superiores da derme, estimulando a produção de colágeno e elastina. O resultado é a atenuação das linhas e rugas superficiais, além da melhora da qualidade da pele.


O tratamento é realizado após uma avaliação onde é determinado o número de sessões necessárias (geralmente 3-10) e o intervalo entre elas. As principais indicações são o tratamento de cicatrizes de acne, foto envelhecimento, manchas, estrias e rugas. Em alguns casos, tratamentos como laser, luz intensa pulsada, radiofreqüência, terapia fotodinâmica podem ser associados ao peeling de cristal.


Logo após o procedimento, a pele pode ficar avermelhada e sensível. Felizmente, isso não impede a realização de atividades normais, embora seja necessário e indispensável o uso do filtro solar.

Dermabrasão

A dermabrasão é um procedimento que utiliza lixas de alta rotação para executar um peeling mais profundo do que aqueles que utilizam ácidos ou laser. Podendo ser realizado durante a cirurgia, esta técnica oferece ótimos resultados em pacientes portadores de rugas finas ao redor da boca. Em pacientes com cicatrizes decorrentes de acne, excelentes resultados podem ser obtidos através da renovação profunda da pele, que pode ser realizada em várias etapas. Pacientes submetidos à dermabrasão também necessitam de cuidados específicos durante o pós-operatório, especialmente em relação à aplicação de cremes e à proteção do sol. O processo de envelhecimento da pele e caracterizado pela perda da elasticidade, luminosidade, e pela progressiva instalação de rugas e flacidez. Este processo pode ser acelerado por fatores externos como o fumo, estresse, radiação solar, sedentarismo e a produção de radicais livres (moléculas de oxigênio que são agressivas atacam e oxidam as células).

Outros

Devido ao alto potencial de complicações, peelings a laser e peelings químicos devem ser realizados somente por profissionais especializados.

Peeling Facial do dr. Alan Landecker >

Compartilhe Linkedin

Dr. Alan Landecker

  • Formado em Medicina pela Universidade de São Paulo (FMUSP), CRM-SP 87043.
  • Formado em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (FMUSP).
  • Formado em Cirurgia Plástica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Serviço do Professor Ivo Pitanguy) e na Clínica Ivo Pitanguy.
  • Reconhecimento do diploma médico nos EUA (ECFMG/USMLE).
  • Estagiário clínico-cirúrgico e de pesquisa nas Universidades de Miami, Alabama at Birmingham, Pittsburgh, Chicago, Nova York e Texas Southwestern, EUA.
  • Especializado em rinoplastia estruturada primária e secundária (Rhinoplasty Fellow) pela University of Texas Southwestern at Dallas, Texas, EUA, sob o Dr. Jack P. Gunter.
  • Instrutor do Dallas Rhinoplasty Symposium, curso anual teórico-prático em rinoplastia, realizado anualmente em Dallas, Texas, EUA, 2006-2008.
  • Especialista em Cirurgia Plástica e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
  • Consultor científico na área de Cirurgia Plástica da revista Men´s Health Brasil.
  • Editor da parte de rinoplastia no site da PSEN (Plastic Surgery Education Network), site educacional oficial da ASPS (American Society of Plastic Surgery).
  • Membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS).
  • Membro da Rhinoplasty Society (Sociedade Internacional de Rinoplastia).
Consulte o Curriculum Vitae do Dr. Alan Landecker para obter: participação em congressos, lista de aulas sobre rinoplastia estruturada primária e secundária em congressos nacionais e internacionais, lista de publicações científicas em revistas e sites nacionais e internacionais, lista de autoria de capítulos no livro “Dallas Rhinoplasty: Nasal Surgery by the Masters, 2nd Edition", Editora QMP, EUA e autoria de livros sobre a especialidade de Cirurgia Plástica.

Acompanhe tudo sobre Rinoplastia, Cirurgia Plástica e Clínica de Estética seguindo nossas comunidades no Facebook:

Endereço

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2738
Jardim Paulistano CEP 01442-002 - São Paulo - SP - Brasil
Telefone: (11) 3032-9977